Liderar em um mundo  V.U.C.A.  (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), não apenas apresenta um ambiente desafiador no qual os líderes precisam atuar mas, é preciso entender que novas competências são necessárias para que se exerça uma liderança efetiva.

Alguns autores definem “Prontidão Cognitiva” como uma competência primordial para liderar em um ambiente de negócios VUCA.

As competências tradicionais de pensamento crítico incluem tipicamente pensamento estratégico, pensamento criativo, resolução de problemas e tomada de decisão. Alguns autores sobre tendências atuais de liderança, definem Prontidão Cognitiva, como preparação mental, emocional e interpessoal para incerteza e risco. Essas habilidades complementam o pensamento crítico e trazem uma maior abrangência e agilidade nas tomadas de decisões.

Mas como podemos definir Prontidão Cognitiva?

Na verdade, trata-se de um conjunto de competências, que proporcionam ao Líder uma visão mais abrangente de si mesmo e do contexto organizacional. Dentre elas, podemos citar:

Consciência situacional: percepção ampla do cenário atual, bem como as variáveis que fazem parte de cada situação e projeção futura, para uma correta tomada de decisão.

Controle atencional : manter o foco, mesmo em meio à pressão ou ambientes caóticos.

Metacognição – compreensão de qual a minha melhor forma de aprendizado, bem como fatores que me fazem perder o foco

Resiliência emocional:  Capacidade de reagir com calma, clareza e assertividade ao sofrer o impacto de um evento negativo.

Adaptabilidade: a forma como encaramos a mudança. Tem a ver também com a flexibilidade interpessoal para lidar com opiniões diferentes e a abertura para aprender com o novo.

 

Há duas coisas que podemos dizer com certeza sobre o futuro: será diferente e surpreenderá. Portanto, mais do que nunca, os líderes precisam enfrentar tempos desconhecidos e desafiadores, um ritmo acelerado de mudanças, expectativas crescentes que resultam do  processo de evolução. Esse ambiente novo e diferente (VUCA) está desafiando os líderes a encontrar novas maneiras de liderar suas esquipes e alcançar sucesso de maneira sustentável.