Há alguns anos, durante minha formação de Coaching, minha Coach recomendou que eu lesse “O Poder do Agora”. O tempo passou e minha dificuldade em acessar esse tema foi imensa. Finalmente, resolvi me dedicar a essa leitura por compreender que esse seria o momento certo de pensar sobre as reflexões que ela propõe. E não é que consegui concluir o livro?

Confesso que fui bem difícil absorver muitas coisas que o Eckhart Tolle, o autor, diz. Mas selecionei algumas citações que me fazem pensar, e por isso compartilho com você:

– Se for usada corretamente, a mente é um instrumento magnífico. Entretanto, quando a usamos da forma errada, ela se torna destrutiva. Não é você que usa sua mente de forma errada. Em geral, você simplesmente não a usa. É ela que usa você.

– Podemos nos libertar das nossas mentes. Comece a prestar atenção ao que a voz diz, principalmente a padrões repetitivos de pensamentos, aquelas velhas trilhas sonoras que você escuta dentro da sua cabeça há anos. Isso é “observar o pensador”. É um outro modo de dizer o seguinte: ouça a voz dentro da sua cabeça, esteja lá presente, como uma testemunha.

– O tempo não tem nada de precioso, porque é uma ilusão. Aquilo que chamamos ser precioso não é o tempo, mas um ponto que está fora dele: o “Agora”. Isso é realmente precioso. Quanto mais nos concentramos no tempo, no passado e no futuro, mais perdemos o “Agora”, a coisa mais importante que existe. Importante porque é a única coisa. É tudo o que existe. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvolve toda nossa vida, o único fator que permanece constante.

– Onde quer que você esteja, esteja por inteiro. Se você acha insuportável o que seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre sua vida, deve escolher uma dessas opções e fazê-lo agora. Depois, arque com as consequências. Sem desculpas, sem negatividade, sem poluição física. Mantenha limpo o seu espaço interior.

– O estresse é causado pelo estar “aqui” embora deseja estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver essa divisão é insano.

Dedique alguns momentos para refletir sobre como você vive o “Agora”. E sobre como ele pode ajudá-lo a viver mais plenamente, tanto pessoal como profissionalmente. Eu tenho feito minha lição de casa!

Alena de Castro